Bons ventos no Rio...

Estar no maior centro de escaladas urbanas do mundo é sempre bom. Ainda mais quando chego por lá e enfim, a chuva não desaba em cima de mim. Pois das ultimas vezes que fui ao Rio na intensão de escalar, nem tirei a sapata da mochila. "Mas desta vez, tudo vai ser diferente..."


Cine Odeon. Foto Eliseu Frechou


No sábado eu e Sarah amanhecemos em terras cariocas, e tiramos o dia para 'pagar de turistas', dando um rolê pelo centro do Rio. No final da tarde nos aproximamos da Cinelândia onde presenciamos a chegada gradativa do público, para a segunda noite da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha. Pelos comentários foi possível perceber que o dia anterior - que abriu a mostra - foi sucesso absoluto de público. Tanto que até faltaram ingressos para atender a demanda dos que foram prestigiar e assistir as duas sessões, que apresentaram somente filmes nacionais da Mostra Competitiva.

Mas no sábado estávamos lá, em frente ao Cine Odeon, revendo os amigos, jogando conversa fora, combinando os projetos de escalada, e aguardando a fila andar para assistir a primeira sessão das 19h. Nesta sessão foram apresentados três filmes da Mostra Competitiva. O primeiro foi "Base Jump em Minas Gerais" da produtora Casca Grossa, com o primeiro salto de Base realizado na Pedra do fritz. Depois veio o filme 'Ciclos', que narrou de uma forma bem clara e com certo tom humorístico, o desafio de três pilotos de Parapente objetivando bater um recorde. de distância em terras nordestinas. E fechando, outro filme da 'Casca Grossa', mostrando uma viagem cheia de perrengues para escalar no 'Calor Extremo - Nos Confins da África'.

Depois as 21h foi a vez dos filmes internacionais. Onde destaco o já conhecido (com legenda é bem melhor!) 'The Sharp End - Eastern Europe' com as psicóticas escaladas na Replública Tcheca utilizando os nós como proteções móveis. O 'Elements - A Slackline Adventure', onde amigos viajam para praticar HighLine em ambientes bem diversificados. E o ultimo filme da 'sessão de sábado', que achei o melhor filme gringo: ótima qualidade de produção em 'Play Gravity', com imagens impressionantes e de tirar o fôlego, em manobras de Parapente e Snowboard.


Recebendo a premiação da galera (vestida a caráter) do 'Caminho Teixeira'. Foto Sblen Montovani.


Terminada a segunda noite do evento, momento de voltar para nosso endereço residencial em terras cariocas, que consistia em Niterói. Por conta de uma informação equivocada (só não corto a corda do caboclo porque ele não escala) perdemos a última barca... na madruga, resultando em momentos de tensão pelas ruas do Rio (à pé)... adrena maior do que guiar um E5, rs.

No domingo fomos para a Urca na intensão de escalar no Morro da Babilônia. E ficou somente na intensão mesmo: chegando lá a parede já estava repleta de gente, espalhadas por praticamente todas as vias... e o sol esquentando... Ah, praia então!

No domingo a noite rolou o terceiro e ultimo dia da Mostra, e mais uma vez o público estava em grande número na portaria do Odeon, para curtir bons filmes, dialogar ainda mais, e assistir ao término da edição 2009 do evento, finalizando com a premiação dos melhores filmes deste ano.

Sempre com pontualidade (no sáb e dom, que fui) foi iniciada a sessão das 19h. A Mostra Competitiva começou com o filme capixaba 'Com a Macaca', apresentando as potencialides do Morro do Moreno, como uma forte área para a Escalada e outras atividades de aventura no ES, e abordando também sobre a atuação de entidades em prol da preservação da área. Foi muito bom e gratificante ver a 'macaca' na telona. Depois foi exibido 'Lookout - Temporada na Neve', mostrando uma viajem entre amigos para curtir o Snowboard nos Estados Unidos. O curta 'Aventura no Turismo', é um filme que a tempos necessitava de ser produzido: aborda os perigos da prática deste seguimento, se executado por pseudo instrutores e empresas sem especialização na área. É um filme que tem que estar na rede/net, para disseminar a informação e passar esta mensagem 'alerta' aos que buscam por aventuras. E para fechar a Mostra Competitiva 2009, foi apresentado o 'Paredes de Minas - Cânion de Furnas', que mostrou as belezas naturais do lugar e estigou o público de escalar neste point mineiro.

Nesta ultima sessão da Mostra Banff, dos cinco filmes internacionais exibidos, destaco o '99 Days on the Ice'. O filme foi longo, e conseguiu captar a atenção do público durante toda a exibição. No início parecia ser um filme que iria narrar uma simples aventura de um casal, mas foi muito além, mostrando verdadeiros perrengues de uma travessia de 99 dias no gelo objetivando cruzar o Pólo Norte. E no final o filme passa uma mensagem de alerta para o descongelamento no pólo, que vem acontecendo de forma acelerada e assustadora.


Comemoração com os amigos.


Exibidos todos os filmes da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha - após três dias intensos de evento - ao término da ultima sessão do domingo foi o momento de assistir a premiação dos melhores filmes da Mostra Competitiva Nacional 2009, que receberam o Troféu Corcovado.

Melhor Filme - Júri Oficial
Ciclos, de Pedro Dumans, RJ

Melhor Filme - Júri Popular
Ciclos, de Pedro Dumans, RJ

Melhor Diretor - Júri Oficial
Com a Macaca, de Oswaldo Baldin, ES

Melhor Fotografia - Júri Oficial
Entre Montanhas e Muriquis, de Paulo Vilela, Pedro Vilela e Leandro Moreiria, MG

Melhor Trilha Sonora - Júri Oficial
Rumo ao Nordeste, de Sylvestre Campe, RJ


É impresionante como a qualidade das produções nacionais vem aumentado, e também o crescente número de pessoas interessadas em produzir um filme - de qualidade - para participar da mostra. O número de 50 filmes inscritos neste ano mostram esta realidade.

Após a premiação rolou a reprise do 'Caminho Teixeira', curta com direção de Alexendre Diniz. Como não havia visto ao lançamento do filme na abertura da mostra, foi muito bom assistir a esta produção, que apresentou de uma forma 'bem próxima a realidade', como foi a conquista do Dedo de Deus em 1912, nosso símbolo do montanhismo nacional.


No final da Italianos... emendando com a Secundo (270m).


Fiquei muito grato com o resultado de ter recebido a premiação com a 'Melhor Direção'. O projeto de produzir um filme sobre o Morro do Moreno (ES) vem de tempos, e contou com a participação e incentivo de diversos escaladores locais, aos quais agradeço imensamente. O objetivo primordial deste filme é de estar divulgando, de uma forma ética e consciente, este local, em âmbito nacional: primeiramente nas telas do Odeon para o grande público que lá compareceu, e agora (após a mostra) o filme chegará a centenas de pessoas por meio da internet. Em breve este curta-metragem capixaba com 23min estará disponível na íntegra, na rede.

Para fechar melhor ainda esta passagem pelo Rio, nada mais justo do que escalar o Pão de Açúcar, pela ultra/mega clássica: Italianos com Secundo. Apresentando assim a escalada no Rio para a Sarah... que começou em bom estilo pelas paredes cariocas.

No aceso à via foi muito bom fazer a trilha e não constatar pegada alguma antes das nossas: ninguém na parede, que maravilha, rs. Com o Pão de Açúcar envolto a um constante nevoeiro, com o dia nublado e sem calor algum, o clima estava totalmente agradável para escalar. Subimos tranquilos, sem pressa e sem stress... curtindo a vibe. Foi muito gratificante ver a Sarah guiando (à vista) algumas enfiadas. Muito bom fazer o cume do Pão de Açúcar mais uma vez e, em ótima companhia.

O saldo desta passagem pelo Rio foi muito positivo. Bons ventos cariocas sopraram para os capixabas.


Cume do Pão de Açúcar, com o visual... do nevoeiro.


Deixo aqui alguns links relacionados com o resultado do Banff 2009:

- O Eco: http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/22764-cinema-de-alto-risco
- Blog do Eliseu Frechou: http://espnbrasil.terra.com.br/eliseufrechou/post/83112_MOSTRA+INTERNACIONAL+DE+FILMES+DE+MONTANHA
- Gazeta On line: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/10/554353-filme+capixaba+sobre+o+morro+do+moreno+ganha+premio+inedito+no+rio+de+janeiro.html
- Alta Montanha: http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1827
- Blog do Luciano Fernandes: http://blogdescalada.blogspot.com/
- Fotos no Blog 'O que te Motiva?': http://oquetemotiva.wordpress.com/


Parabéns a organização, que fez o evento acontecer por mais um ano com sucesso absoluto. Se consolidando como um dos mais importantes eventos de montanha do Brasil. E a galera que compareceu em massa - de diversos estados, promovento uma interessante mistura de sotaques -, para assistir aos melhores filmes de montanha de 2009.

Que venha o Banff 2010!

Comentários

Parabens pela premiação brow, irado teu filme.. abraços!
Esdras Daniel disse…
Parabéns pela premiação Oswaldo. ES surgindo e se fortalecendo como potencia na escalada brasileira e acima de tudo com respeito e consciência ambiental. Qualquer hora dessas vou acabar indo ai conhecer esse misto de escalada e belas praias.
Baldin disse…
Obrigado pela força galera.
E aguardo por vocês no ES!
Abração.

Postagens mais visitadas