DOMINGO COM A TIAZINHA

Opções de escalada tradicional na área urbana da Grande Vitória. Foto Oswaldo Baldin.


Tempos atrás abri uma variante no paredão do Parque Municipal Gruta da Onça objetivando fazer uma conexão entre as vias "Domingo no Parque, 4º VI E2, 120m" e "Tiazinha, 3º V E2, 175m". O resultado foi uma pequena nova linha, que inicia a partir da P1 da Domingo no Parque, segue levemente em diagonal para a direita por cinco chapeletas (Pingo de inox da Bonier) em meio a algumas macambiras (presentes em toda a parede), e quando a variante finaliza, emenda na segunda metade da segunda enfiada da Tiazinha (em grampos), finalizando assim na P2 da Tiazinha. Desse ponto pode-se seguir pela terceira enfiada da Tiazinha até o topo da parede.

Alguns acham que um lance crux da Tiazinha, localizado acima da parada intermediária da sua segunda enfiada, é exposto, por conta de um platô abaixo desse lance. Essa variante, que batizei de "Domingo com a Tiazinha, IVsup, 25 metros" evita esse lance, e acaba sendo também uma forma de desfrutar um pouco de cada uma das duas vias tradicionais - finalizadas - da Gruta da Onça.


Ghiany Loss e Vinicius Rasia chegando no ponto que inicia a variante. Foto Oswaldo Baldin.


Para a variante são necessárias cinco costuras, mas como ela emenda com a Tiazinha, coloque 9 costuras na cadeirinha, sendo super recomendável umas quatro longas (de 60cm a 120cm), pois evitará um bocado de arrasto.

A partir da entrada do parque, subindo um pouco dos degraus (a esquerda), o acesso a base das vias se dá por dentro do quintal da casa do Filipe Borba, a quem é aconselhável comunicar seu acesso. E atenção com a Brisa, a canina guardiã do pedaço!

No dia em que abri a variante troquei as chapeletas da primeira enfiada da Domingo no Parque. Pretendo em breve fazer uma reforma geral em toda a via, pois algumas chapas estão bem deterioradas. Informações e croquis da Gruta da Onça estão na página 521 do livro Escalada Capixaba.


Paredão da Gruta da Onça em Vitória visto do cume do Penedo em Vila Velha. Foto Oswaldo Baldin.


Com Sandro Souza estou com uma outra via quase finalizada lá na parede, que começa em chapeletas à direita da base da Tiazinha. A via está fluindo numa pegada de ser bem protegida e mais técnica que as demais. Que sua finalização seja em breve!

Comentários

Postagens mais visitadas