CONHEÇA E ENTENDA "OS PONTÕES" DO ES



O Estado do Espírito Santo, com suas formações rochosas espetaculares, abriga algumas montanhas que possuem "pontão/pontões" em seu nome, o que as vezes gera confusão. Então vou te explicar um pouco onde fica cada uma delas e suas características. E sinalizo também, a página em que se encontra a descrição dessas montanhas com as suas vias e croquis, que constam no livro Escalada Capixaba (o guia de escaladas do ES).


1) CINCO PONTÕES, está na divisa entre Laranja da Terra e Itaguaçú. Com cinco grandes monólitos, visto ao sul, são individualmente conhecidos como: Foca, Filhote, Língua de Boi, Pontão Rachado e Pontão Grande. Suas conquistas, realizadas na década de 70, foram arrojadas e desafiadoras, e possuem poucas repetições. Do alto do Pontão Grande,  a 1.250 metros de altitude, "brotam" pequenas agulhas, que abrigam vias curtas, que são mais protegidas e recentes. O cenário de possibilidades de escaladas nos Cinco Pontões constituem em 17 vias, que envolvem planejamento, logística e disposição. Página 399.

2) PICO DOS PONTÕES em Mimoso do Sul, possibilita que o Pontão Médio seja alcançado através de uma escalaminhada. Já os Pontões Maior e Menor somente através de escaladas, que são na pegada das "escaladas de aventura", com progressão em chaminés e fendas, sendo que uma delas pode durar até três dias. Página 645.

3) TRÊS PONTÕES de Afonso Cláudio, símbolo do município, todas suas "pontas" só são acessadas somente através de escaladas. São 10 vias, que se distribuem em diferentes faces. Algumas longas, outras curtas, e há o predomínio de escaladas em fendas e chaminés, sendo o uso de proteções móveis a característica principal nestas vias. Isso resulta em um estilo bem tradicional de escalada, e que exige planejamento e estratégia. Página 283.

4) TRÊS PONTÕES de Águia Branca tem seu ponto culminante neste município, mas faz a divisa com o vizinho São Gabriel da Palha. O conjunto rochoso abriga uma via de escalada em cada uma de suas três elevações. A montanha está englobada na área do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, e no seu entorno estão várias outras montanhas e com vias, formando um belo cenário. Página 112.

5) PEDRA DO PONTÃO em São José do Calçado, é também conhecida por Pontão de Calçado. Possui duas pequenas vias de escalada em sua face norte que dão acesso ao cume. Página 661.

6) PONTÃO DE IBITUBA em Baixo Guandu, ganhou o nome do distrito em que está localizado. Seu cume é acessado unicamente por uma escalada localizada na aresta leste, que é exigente, principalmente devido ao grau de exposição. Página 171.

7) PONTÕES CAPIXABAS, entre Pancas e Águia Branca, é um monumento natural formado por uma linda e extensa cadeia de montanhas que se estende entre os dois municípios, e forma um cenário ideal para escaladas, caminhadas, voo livre, e outras atividades. São 40 vias, na média entre 200 e 400 metros, a maioria com proteções fixas (grampos ou chapeletas), e algumas com caminhadas de acesso muito curtas. Este é o local que mais concentra vias tradicionais "lado a lado" no ES. Página 202.


SAIBA MAIS sobre essas e outras 200 montanhas do Estado do Espírito Santo com todas suas vias, descrições, acessos e croquis adquirindo o livro Escalada Capixaba em: www.escaladacapixaba.com.br/livro


https://go.hotmart.com/V29612908F

Comentários

Postagens mais visitadas