Montanhismo é destaque no VII CONECOTUR

Por: Evie Negro

A escalada e os esportes de montanha foram destaque no VII Congresso Nacional de Ecoturismo – CONECOTUR, realizado entre os dias 17 e 20 de novembro, no município de Aracruz-ES. O congresso contou com a presença de escaladores de outros estados como André Ilha, que além de escalador é presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Rio de Janeiro, Silvério Nery, presidente da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (FEMESP) e da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e Milton Dines, do Programa de Turismo Sustentável Pega Leve.
.
Um dos temas mais discutidos durante o congresso foi a abertura de unidades de conservação, como parques e monumentos naturais, para praticantes de esportes de aventura e visitantes de um modo geral, o chamado “Uso Público”.
.
Como não poderia deixar de ser, a ACE esteve presente de diversas formas no evento. A associação montou um estande com os equipamentos de segurança e fotos dos points de escalada do Estado e participou da mesa redonda “Atuação e experiência das empresas e entidades de classe na prática do ecoturismo”, com uma palestra do conselheiro José Márcio Dorigueto.
.
José Marcio falou sobre o baixo impacto ambiental da escalada e sobre o elevado grau de conhecimento técnico e conscientização ambiental dos praticantes.

Ele ainda reclamou da demora na reabertura dos Parques Estaduais de Forno Grande e da Pedra Azul para a prática de montanhismo e comentou o sentimento ambíguo que tem em relação à criação de novas unidades de conservação. “Fico feliz em saber que a área será protegida e bem cuidada, mas fico extremamente triste ao saber que posso ser proibido de freqüentar um lugar que eu tanto gosto”, desabafou.
.
A presença da escalada capixaba também foi marcada pela exibição do curta “Com a Macaca”, de Oswaldo Baldin. Além de José Márcio e Oswaldo Baldin, estiveram presentes no congresso os montanhistas Roney Dunada, Sandro Souza e Evie Negro, todos membros da ACE.

Fonte: http://www.ace-es.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas