Falésia Raash: Setor Esportivo em Pancas

.
Essa falésia foi 'encontrada' bem no acaso. Em dezembro de 2009 quando PH e eu estávamos rumando para Lajinha, entramos por engano em uma estrada e demos de cara com essa parede: uns 150m de largura por 50m de altura. Na ocasião não tomamos nenhuma iniciativa. pois os objetivos eram outros. Mas ficou guardada 'na manga'.


Falésia Raash.


Mas nesta trip junto com o Tatu foi chegada a hora de dar uma analizada mais de perto na parede. E depois de conversar com os proprietários das terras, a família Raash, fomos dar um confere. Bom, tu para o carro na base, e caminha não mais que 2 minutos e esta na pedra! Acesso extremamente fácil, localização às margens do asfalto, parede com grandes proporções, positiva, de boa aderência e com linhas técnicas. Pronto, ali estava um setor bom para vias esportivas, grandes e bem no estilo das tradicionais de Pancas, ou seja, um campo escola perfeito para o local.

Traçamos uma linha na parte mais alta da parede e fomos ao topo para vir equipando de cima (acesso ao cume super fácil pelo pasto). Bati a parada, analizamos melhor a linha e comecei a fixar as chapas. Mas não foi possível finalizar, pois a chuva desabou e a bateria da furadeira descarregou.


Chapeletando... com pedra molhada mesmo.


Ainda cansados com a conquista na Pedra da Mula, na segunda o Sandro partiu pra Vitória... o feriado de Finados já acabara. Mas eu e Tatu resolvemos ficar mais algumas horas em pancas para terminar essa pendência. E debaixo de um sol arrebatador das 13h instalei o restante das chapas, e descemos correndo para pegar o ônibus para Vitória... para descobrir depois que não haviam mais passagens. Mais uma noite em Pancas...

Como esta via foi a ultima coisa que fizemos na trip, a batizamos de "Fecha a Conta e Passa a Régua". Ficou com 12 chapas + a parada dupla. Tem cerca de 50 metros de escalada técnica, e com proteção esportiva, margenado pelas bandas do 6º grau. Esta é a primeira de muitas outras vias que são possíveis abrir na falésia.


O sítio Cantinho do Céu, rodeado de montanhas no Vale do Palmital, é o abrigo perfeito para dias de escaladas em Pancas. Foto Vanderlei Zermiani.


Comentários

Postagens mais visitadas