Escalada na Cachoeira Alta
.
Tatu guiando no início da via. Foto Oswaldo Baldin.
Baldin nos metros finais. Foto Marcos Palhares.
.
Na semana passada chegou um email pela lista da ACE enviado por uma galera que havia repetido a via 'Sombra e Água Fresca, D1 4º IV+ E2/3' na Cachoeira Alta. A cachu fica em Alfredo Chaves (80km de Vitória), cidade capixaba que se destaca em belezas naturais, e conhecida por propiciar a prática de diversos Esportes de Aventura.
Já ouvia falar da via desde quando foi conquistada em 2004 por Márcio Castilho e Thiago Medeiros... e agora, com a propaganda da galera foi o momento de dar um confere com os parceiros Thiago 'Carapeba' e Marcos 'Tatu'.
Tatu guiando no início da via. Foto Oswaldo Baldin.
A escalada tem cerca de 130 metros e transcorre a esquerda da cachoeira, numa escalada tranquila e agradável, onde o barulho da queda dá um astral extra à escalada. Apesar de alguns poucos grampos estarem na linha da água quando a cachu fica cheia, estes estão em bom estado. A via tem a ultima parada em uma árvore, onde o esticão de 60 metros de corda dá no limite do limite! Se menor, possivelmente o segurança terá que sair um pouco 'à francesa'. No final rola uma super ducha para lavar a alma. E pode evitar o rapel descendo caminhando pela estrada.
Baldin nos metros finais. Foto Marcos Palhares.
Acesso: A partir de Vitória é seguir pela BR 101 sul, e entrar no trevo que dá acesso a Alfredo Chaves. Na estrada tem uma placa a esquerda, indicando o acesso para a Rampa de Vôo Livre. Seguir pela estrada de terra (uns 3km) até o distrito de Cachoeira Alta, e continuar subindo em direção a cachoeira. Em uma curva acentuada é o momento de deixar o carro e seguir por uma plantação de bananas e café até a base da cachoeira/via... caminhada super fácil, de uns 15min.
.
Comentários
E Raul, se prepara para mais convites inesperados!
Abraço.