Um ano de muitas conquistas...

.
No decorrer dos meus 15 anos de montanha nunca consegui me identificar com uma só modalidade da escalada, tamanha são as possibilidades de se galgar uma rocha. Sempre achei muito atraente as diferentes vertentes possíveis: desde subir um pequeno bloco na leveza de carregar no corpo só um saco de magnésio e a sapatilha nos pés, ao fascínio de me isolar em uma montanha remota, tendo que arrastar quilos e mais quilos de equipamentos parede acima. Cada situação é uma vivência diferente, e vivenciando estas diversidades aprendo mais com a montanha, e carrego estes ensinamentos para a vida.

Muitas revelações pelas estradas capixabas. Foto Márcio Carreiro.


Mas neste ano que se passou senti uma necessidade absurda de colocar minha mente voltada para o desconhecido, submetendo meus meus músculos à prova para suportar longos períodos na montanha, e minha mente aguçada, para saber administrar com as incertezas. E assim, na busca deste universo desconhecido e aventuroso me lancei em paredes virgens, espalhadas de norte à sul por este vasto e montanhoso Espírito Santo.

O pontapé das conquistas tradicionais foi dado quando abrimos quatros vias em montanhas distintas em Pancas. Depois, no meio do ano foi a vez de subir uma extensa aresta em uma montanha na cidade de Itaguaçu, o que resultou na conquistada da maior escalada do Estado. E o ano fechou quando em dezembro conquistamos uma montanha símbolo da cidade de Aracruz. E junto a estas, outras conquistas aconteceram, com a abertura de vias em móvel e esportivas, que ao final resultou em 2 kilômetros de rocha conquistada neste 2010.

Para isso me uni por um fino cordão umbilical de nylon com verdadeiros parceiros de cordada (e de vida). Com estes parceiros dividi muitos momentos: de apreenção, dúvidas e medo, que quando eram superados davam lugar à sentimentos vitoriosos, como superação e emoção. Obrigado PH, Tatu, Soldado, Sandro, André e Raul, pela parceria de sempre e pelas conquistas de 2010.

E muitas outras conquistadas aconteceram no Estado no decorrer do ano que se passou. Foram abertos mais três grandes points para a evolução da Escalada Esportiva: Apeninos, Furlan e Calogi. A Associação Capixaba de Escalada ganhou um ótimo espaço com muro de escalada, e conquistou dentre outras coisas, cadeira no Conselho Consultivo do Monumento Natural do Frade e a Freira.

E este 2011 já se inicia com muitas prospecções de coisas boas que estão por vir. O ano já começa muito bem, pois agora conto com o apoio das marcas: Conquista, Equinox, Deuter, Sea to Summit, Lorpen, Princenton Tec e Resseg. Empresas estas que são parceiras em um projeto pioneiro, que terá o objetivo de divulgar (em vídeo) ainda mais o potencial capixaba para o Brasil à fora. E também anuncio que este ano será lançado o primeiro volume do Guia de Escaladas do Espírito Santo (impresso). E junto a isso pretendo continuar nas grandes conquistas. Mas vou parar por aqui com as promessas, deixa a coisa ir fluindo... rs.

Isso é o que te desejo em 2011.


Desejo que este novo ano seja de muitas escaladas para todos vocês que visitam este Blog, e me dão motivação para colocar meus dedos no teclado e minha cabeça pra pensar afim de atualizá-lo. Muito obrigado, e simbora tocar pra cima... com segurança, humildade, respeito e ética.

.

Comentários

andre luiz disse…
Parabéns irmão, por você fazer parte do desenvolvimento da escalada capixaba, alem de ser o ícone das tradicionais no ES, como dizemos por essas bandas...você “Poco” nas tradi em 2010...2011 promete altos esticões!
Anônimo disse…
Parabéns Baldin! Vc é um "Guerreiro" e pode contar sempre que possível comigo! Comecei como aluno, fui virando parceiro de escalada, agora posso dizer que também sou um amigo! E 2010 foi muito bom contar com vc e os amigos que fiz na escalada! E Parabéns a toda essa galera! 2011 tá aê! é nóis!
Baldin disse…
Grandes amigos. Obrigado pela parceria... e que esta prospere por muito tempo nas montanhas, e na vida.

Postagens mais visitadas